No dia 13/07/2021, a agência FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos que é um órgão semelhante a Anvisa no Brasil, alertou que pode haver um risco de se contrair uma doença rara no sistema nervoso chamada Síndrome de Guillain-Barré (GBS).

De acordo com o FDA:

"O GBS é um distúrbio neurológico no qual o sistema imunológico do corpo danifica as células nervosas, causando fraqueza muscular ou, nos casos mais graves, paralisia.
Com base em uma análise de dados de Notificação de Eventos Adversos à Vacina (VAERS), houve 100 notificações preliminares de GBS após a vacinação com a vacina Janssen após aproximadamente 12,5 milhões de doses administradas.
Destas notificações, 95 delas eram graves e exigiram hospitalização. Houve uma morte relatada. A cada ano, nos Estados Unidos, cerca de 3.000 a 6.000 pessoas desenvolvem GBS. A maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio.
O GBS também foi observado em uma taxa aumentada associada a certas vacinas, incluindo certas vacinas da gripe sazonal e uma vacina para prevenir o herpes zoster.
Embora a evidência disponível sugira uma associação entre a vacina Janssen e o aumento do risco de GBS, ela é insuficiente para estabelecer uma relação causal.
Nenhum sinal semelhante foi identificado com as vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech COVID-19. A FDA continua trabalhando com seu parceiro na vigilância da segurança da vacina, o CDC, para monitorar os relatórios de GBS após a vacinação com a vacina Janssen COVID-19. É importante ressaltar que o FDA avaliou as informações disponíveis para a vacina Janssen COVID-19 e continua a descobrir que os benefícios conhecidos e potenciais superam claramente os riscos conhecidos e potenciais.

Devem procurar atendimento médico imediatamente se desenvolverem algum dos seguintes sintomas após receber a Vacina Janssen COVID-19:

Fraqueza ou sensação de formigamento, especialmente nas pernas ou braços, que está piorando e se espalhando para outras partes do corpo; dificuldade em caminhar; dificuldade com os movimentos faciais, incluindo falar, mastigar ou engolir; visão dupla ou incapacidade de mover os olhos; ou dificuldade com o controle da bexiga ou função intestinal."

Fonte: FDA

https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/coronavirus-covid-19-update-july-13-2021

Deixe seu Comentário